Não há espaço para práticas de degradação ao meio ambiente. Empresas com o selo ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português), largam na frente dos concorrentes na busca de investidores.
Além de contribuir para o bem do nosso planeta, essas práticas têm se mostrado lucrativas e ajudam a empresa a ter uma melhor reputação no mercado. Nenhum investidor irá correr o risco de apostar em uma empresa que não leva a sério as questões ambientais, devido aos riscos financeiros e legais que podem prejudicar seus resultados financeiros a longo prazo. Por exemplo, multas por poluição, fraudes e ações judiciais.
Com a popularização da tecnologia, hoje podemos saber através do nosso aparelho celular se uma empresa se preocupa com o meio ambiente ou não. Consumidores preferem pagar um pouco mais caro em produtos renováveis e que não agridam a natureza do que pagar barato em algo que vá ser prejudicial à saúde pública.
Os investimentos ESG têm promovido uma mudança social significante. Após investir em uma empresa que leva a sério a questão do ESG, os investidores estão incentivando outras empresas a seguir no mesmo caminho e essas mudanças positivas vêm causando uma grande diminuição nos impactos ambientais.
Com o aumento da popularidade do selo ESG, a cada dia que passa mais empresas se interessam em obter o selo. Porém é fundamental saber que muitas empresas visam apenas Marketing para melhorar sua imagem ou até conseguir um investidor.