No cenário atual, a responsabilidade das empresas é ainda mais importante do que nunca. Partindo deste princípio, a Governança Corporativa tem ganhado destaque. Focando na transparência, responsabilidade, eficiência e colaboração entre os espaços de decisão da empresa, este portfólio de práticas tem sido aplicado como estratégia para a gestão dos negócios.
Desafios e Oportunidades na Governança Corporativa
Atualmente, o papel da Governança é proporcionar origens alinhadas e estratégicas para as tomadas de decisões. Por vezes, há desafios para implementação das atividades, mas há também fortes oportunidades de tirar proveito de um cenário positivo.
Dentre as oportunidades recentes, temos o cenário de modernização trabalhista, valorização da diversidade e equidade, mitigando o uso de recursos limitados e aumentando a necessidade de interação sistêmica com as partes interessadas. A inovação no âmbito da Governança é considerada fundamental para aumentar a competitividade dos negócios.
A Perspectiva da Estandardização na Governança
A comunidade de Negócios e Investimentos têm buscado novas formas de padronizar as práticas de Governança. Esta agenda de padronização de processos e procedimentos tem impulsionado as empresas, por meio da adoção de mecanismos mais sustentáveis. Estes são alinhados aos princípios de Direitos Humanos e às premissas dos Acordos de Paris, visando adequação à lógica de mercado num cenário em que os princípios éticos são cada vez mais valorizados.
O foco na modernização e universalização das práticas sustentáveis de Governança é prova de que as organizações conseguirão estabelecer novos padrões de resultados.
Acompanhe novas tendências e análises de Governança inscrevendo-se em nossa newsletter e acompanhe mais atualizações em nosso site. Fique ligado!