O Investimento Responsável (conhecido como ESG – Environmental, Social and Governance) é o foco mais recorrente na discussão atual do mercado financeiro, representando uma mudança de mentalidade entre investidores que começa a embasar suas análises em princípios éticos e fundamentos ambientais e sociais. Com a finalidade de maximizar o impacto positivo que seu capital pode exercer na sociedade, este novo movimento representa um aumento significativo no comprometimento dos investidores com questões relacionadas a direitos humanos, energia limpa, defesa dos animais e criação de igualdade de gênero e de oportunidades.
As Alterações nos Fundamentos de Investimento
Os conceitos de ‘investimento responsável’ e ‘investimento sustentável’ são bastante similares e estão diretamente relacionados à análise de impacto positivo e negativo que cada ativo de um portfólio pode exercer na sociedade. Estas métricas estão substituindo parâmetros tradicionalmente adotados pela análise financeira para calcular o ‘valor’ de um negócio e seu potencial em uma tomada de decisão de investimento. A ESG se tornou parte do processo de análise de todo investidor sério e alinhado com a economia moderna.
Implicações e Perspectivas Futuras
A adoção generalizada deste novo pensamento é um fator extremamente relevante para a análise do desempenho de qualquer negócio no longo prazo e para assegurar o comprometimento com importantes questões relacionadas à justiça social, meio ambiente e governança. As pesquisas mostram que os fundos ESG têm a expectativa de ser uma das áreas de investimento de maior crescimento nos próximos anos, com a projeção de que até 2025 os investimentos responsáveis representarão 1/3 da carteira global de investimentos. Ficar atualizado com as notícias e desenvolvimentos mais recentes é fundamental para o sucesso de qualquer investidor do futuro, e nós da XXX estamos aqui para desempenhar este papel. Inscreva-se em nossa newsletter para não se perder as principais atualizações sobre o mundo ESG.