Governança corporativa possui enormes implicações na estrutura organizacional de qualquer negócio, desde pequenas empresas familiares até grandes conglomerados multinacionais. A importância do aprimoramento contínuo das práticas de governança vem sendo reconhecida por muitos mercados, principalmente no contexto atual de relativa instabilidade econômica. Atualmente, muitos esforços têm sido direcionados para explorar novas formas de reforçar diretrizes e procedimentos de governança, utilizando recursos tecnológicos.
Digitalizando Processos de Governança
Uma maneira de fortalecer os padrões de governança consiste em digitalizar e automatizar os procedimentos e relatórios. Isto permite que problemas e erros possam ser detectados com maior frequência e ações corretivas possam ser tomadas de maneira mais direta. Outro benefício é a melhoria na qualidade da informação disponível para decisões: dados empíricos instantâneos permitem que aqueles que tomam decisões organizacionais tomem melhores os apropriados.
Húmus Monitoramento
Embora o uso de ferramentas tecnológicas auxilie a estruturação de processos e procedimentos de governança, uma abordagem mais eficaz pode ser a integração delas a algoritmos de monitoramento. Estes podem detectar regras e restrições e podem alertar gestores e responsáveis quando essas regras não forem seguidas. Além disso, isso permite que qualquer desvio de práticas padronizadas seja identificado com maior agilidade.
Em síntese, a evolução da tecnologia pode auxiliar na implementação e monitoramento de boa governança corporativa, permitindo que decisões possam ser baseadas em dados confiáveis e que desvios possam ser detectados e corrigidos de maneira mais rápida. Certamente, a indução e investimento em práticas de governança melhoradas ainda será uma tendência ascendente nos próximos anos.
Se você deseja acompanhar as principais informações sobre governança, não deixe de se inscrever em nossa newsletter e permanecer atualizado por aqui.